Análise – Logitech Lapdesk N700

Posted by admin on 20 de Dezembro de 2011 | Filed under Análises, Hardware

O Logitech Lapdesk N700 já está disponível à algum tempo no mercado e introduziu um conceito diferente das comuns bases de refrigeração para os computadores portáteis. É do conhecimento geral que principalmente durante o verão ou mesmo quando usados intensivamente alguns computadores portáteis atingem temperaturas bastante elevadas, por vezes chegando a incomodar a nível sonoro, como a quem os usa sobre as pernas.

Foi na medida de criar um produto que conseguisse englobar uma forma de minimizar estes problemas que a Logitech criou o Lapdesk N700, inserindo-lhe ainda uma boa componente áudio para aqueles em que as simples colunas do computador portátil não são suficientes.

O espaço proporcionado pela plataforma é generoso permitindo o uso de computadores até 16 polegadas de tamanho.

O Lapdesk N700 é um bom complemento para quem tem um computador portátil e gosta sobretudo de trabalhar com ele no colo. A Logitech teve uma especial atenção com o conforto e ergonomia, pelo que a base do Lapdesk N700 é à base de um tecido de malha macio com esponja por dentro, proporcionando ainda uma leve inclinação de 10º pelo que é muito confortável o uso do Lapdesk N700 mais o computador portátil ao colo mesmo em períodos prolongados.

A nível sonoro o Lapdesk N700 está dotado de duas colunas de alta performance permitindo um máximo de 2W cada. A conexão com o computador é feita por um cabo USB que conduz simultaneamente energia para as colunas e para a ventoinha de refrigeração. A reprodução de som é bastante impressionante quando comparada com as simples colunas da generalidade dos computadores portáteis, havendo espaço para toda a gama de frequências sonoras, desde os graves aos agudos.

Mantendo o objectivo da comodidade e ergonomia o Lapdesk N700 tem ainda do lado esquerdo 3 pequenos botões que controlam directamente o áudio, e um pequeno interruptor que controla a ventoinha de refrigeração.

Ao nível da refrigeração o Lapdesk N700 não está ao nível de outras plataformas com ventoinhas mais poderosas, mas é suficiente para a maioria dos computadores portáteis, e acima de tudo o ventilador está colocado ao centro da plataforma e suga o ar pela parte de baixo e traseira e projecta-o contra o computador, permitindo assim um fluxo de ar que ao mesmo tempo ajuda a arrefecer o computador, mas também as pernas do seu utilizador.

Para verificar a eficiência do Lapdesk N700 como plataforma de refrigeração efectuei alguns testes de modo a comprovar as diferenças quando a usar ou não o ventilador ligado.

A tabela abaixo indica os resultados obtidos:

O teste foi efectuado usando um Hp G62 – A10EP e recorrendo ao Wprime95 para colocar o CPU em Load.

Conclusão:

O Logitech Lapdesk N700 é um periférico muito útil, que combina conforto, ergonomia, refrigeração e áudio numa só plataforma. Apesar do seu preço ser um pouco elevado (entre os 55€ e os 65€) a qualidade de construção e o seu desempenho não decepcionam.

Esta foi a minha primeira análise de produtos aqui no “O.Cantinho.da.Programação” pelo que se algum leitor tiver conselhos ou reparos a fazer à forma como esta análise foi feita estou disponível para os “ouvir” e melhorar no futuro.

Share

One Response to “Análise – Logitech Lapdesk N700”

  1. [...] eu ter realizado uma pequena Análise à plataforma de arrefecimento Logitech Lapdesk N700 acabei por demonstrar algum potencial na realização de pequenas Análises o que me valeu um voto [...]

Leave a Reply