Não Aprenda Apenas Código, Aprenda a Pensar como Um Engenheiro…

Ultimamente tem havido uma enorme discussão acerca de ser ou não benéfico a aprendizagem de programação para a população em geral, basicamente tornar a programação uma disciplina curricular nas escolas.
Mas uma das coisas sobre as quais as pessoas não pensaram é que dar ferramentas e alguns conhecimentos sobre programar não irá dar as reais competências sobre o que são realmente as Ciências da Computação.
Existe uma enorme diferença entre saber programar e saber realmente pensar como um Engenheiro das Ciências da Computação. Aprender a programar trás benefícios, mas não tantos quantos querem fazer crer, isto é se não estarem associados à aprendizagem de alguns conceitos das Ciências da Computação.
Aprender a programar irá apenas dar ferramentas para que se consigam desenvolver aplicações tecnológicas, mas a programação é uma parte muito pequena das Ciências da Computação.
É essencial aprender os conceitos das Ciências da Computação, aprender a implementar o pensamento crítico, pensamento este que também é útil fora do contexto tecnológico.
No fundo devemos inicialmente lutar por aprender alguns dos conceitos fundamentais das Ciências da Computação, obter algumas habilitações, e conhecimentos nessa área e não apenas aprender a programar.
Um pouco ao contrário do que citava Steve Jobs, mas não totalmente fora do contexto. Sou e continuo a ser um defensor da aprendizagem da programação, e das vantagens que tem no pensamento, apenas não dever ser tomada como a opção principal, pois existem outros tantos assuntos que devem ser abordados, e sobretudo a forma de pensar nos problemas de maneira objetiva tem reais influências num contexto real.
“Everybody in this country should learn how to program a computer… because it teaches you how to think. – Steve Jobs ”
As Ciências da Computação de um modo geral tratam a forma de pensar, enquanto a Programação é apenas a ferramenta para o colocar em prática.
No fundo, pensar como um verdadeiro Engenheiro…
Share