Sou aluno das Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro desde 2011 e confesso que já estou um pouco farto das falhas do Sistema de Informação e Apoio ao Aluno (SIDE) falhar quando existe uma maior afluência ao sistema.

Este sistema é uma forma de facilitar toda a organização e contacto entre alunos e professores, além de ser a plataforma de disponibilização de material de estudo por parte dos professores, mas acaba sempre por falhar nas alturas em que os alunos mais necessitam dele. A UTAD é uma Universidade que tem cerca de 7500 alunos e 540 professores pelo que não me parece um número tão elevado para que o sistema tenha de falhar tantas vezes.

Eu estudo na UTAD apenas à alguns meses e já perdi a conta à falhas do sistema, pelo que pergunto se durante os últimos anos não teria sido possível aumentar gradualmente a capacidade dos servidores onde o sistema está alojado? Não conheço o tipo de sistema e plataforma que está a ser utilizado, mas com o exponencial aumento do desempenho do hardware actual, certamente não teria sido muito difícil alocar mais uma máquina ao sistema.

Este é apenas um comentário de um aluno que apesar do pouco tempo que estuda na UTAD já está um pouco saturado das falhas que o sistema informático possui, e apenas me pergunto se numa instituição que tem uma vertente de investigação e treino de profissionais não será possível resolver ou minimizar as falhas do sistema, pois penso que o número de alunos e professores não é assim tão significativo para tornar o melhoramento do sistema demasiado complexo e exequível.

Share

One Response to “Opinião – Porque é que o Sistema de Informação e Apoio ao Aluno Falha Frequentemente?”

  1. Leandro Pereira Says:

    Eh Eh deixa-me rir um bocadito:) mas isso ja vem desde 2002 altura em que o side era de facto o (Sistema de Informação do Departamento de Engenharias). Nesse ano e no seguinte apenas era utilizado pelo pessoal de Electro, Civil e Informática, e quando era a altura de fazer os horários o sistema ficava em baixo.
    Mas muito a sério agora, é uma pena o serviço ter essas falhas pois a nível de facilidade de utilização e encontrar a informação até hoje não vi nenhum melhor nas várias universidades em que já utilizei algo semelhante mas de que serve isso se o sistema está sempre em baixo.

Leave a Reply