Durante o dia de hoje aventurei-me a explorar o controlo do Arduino através do teclado do computador. Como todos aqueles que seguem as minhas aventuras com o Arduino desde o inicio sabem, o grande objectivo é controlar um Robot através de um teclado ou joystick comunicando através de uma tecnologia sem fios.

Como neste momento ainda não me é possível fazer tudo isto comecei a explorar a comunicação entre o teclado e o Arduino com a ligação COM.

Pelo que li muito brevemente pela Internet existe uma biblioteca chamada “processing” que é destinada a esta operação, mas eu ainda não a implementei estando a usar um método mais rudimentar.

Para executar esta experiência usei apenas o Arduino conectado ao computador via porta COM e usando o seguinte código:

int n=0;

void setup()
{
Serial.begin(9600);
}

void loop()
{
if (Serial.available() > 0)
{
n = Serial.read();

Serial.print(“Valor digitado: “);
Serial.println(n, BYTE);
Serial.print(“Valor Lido: “);
Serial.println(n);
}
}

Após ter feito o upload do código para o Arduino, recorri ao Serial Monitor para efectuar a leitura dos dados, que surgiam da seguinte forma:

Nos próximos dias vou tentar evoluir um pouco mais esta solução e se possível recorrer à biblioteca “processing”, mas algo que eu gostaria mesmo de usar e não encontrei nada esclarecedor na Internet é sobre o uso das teclas não digitáveis do teclado, tais como as setas!

Share

Leave a Reply