Numa altura em que a segurança das aplicações e sistemas informáticos é um dos temas mais debatidos, deparo-me com o seguinte artigo: How programmers can easily choose strong passwords . O artigo é muito interessante, referindo e reflectindo sobre a “facilidade” e um programador conseguir definir uma password mais segura que os utilizadores comuns.

Na minha humilde opinião acho que qualquer utilizador poderá ser capaz de criar  uma password bastante segura e robusta, mas o que realmente acontece é que os utilizadores não o fazem por simples comodismo. Por outro lado um programador tem alguns conhecimentos a nível informático que a generalidade dos utilizadores, sabendo “teoricamente” como funcionam as técnicas de brute force, phishing entre muitas outras o que lhes permite trabalhar em password’s um pouco mais robustas.

Penso que o verdadeiro facto para os programadores conseguirem criar password’s mais robustas está dito neste frase ” We have a very peculiar job, we type stuff on our keyboards that doesn’t have any sense for the common people, but for us it sure has.”. Esta é a simples verdade, a maioria das pessoas nunca viu código fonte, e nem faz a mínima ideia do que é uma expressão ou condição de programação…

Mas como poderiam ser os “criadores” do mundo do software criar password’s pouco robustas num mundo que é por eles programado? Melhor que ninguém um programador conhece os “cantos ao software” permitindo-lhe esta vantagem!!!

E você o que acha de isto tudo??

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...Share

Leave a Reply